Uma mulher, muitos papeis

Muito antes de engravidar, comecei a escrever este blog. Lembro que uma das minhas maiores angústias era de me reencontrar nesta “inversão de papeis”, passando de ‘ser filha’ para ‘ser mãe’.

Cinco anos se passaram desde que os gêmeos nasceram. Muitas coisas aconteceram para que eu pudesse entender que cabem muitas mulheres dentro de mim mesma e que nenhuma é mais importante, determinante ou (des)necessária do que a outra. Até mesmo o título do blog vem me incomodando ultimamente. Antes, as questões eram sobre ser uma mãe contemporânea. Agora, as questões são sobre ser uma mulher – contemporânea ou avant gard – que também é mãe.

Fica difícil a gente ser resumida a um único papel. Porque às vezes a gente é mãe, às vezes é filha, às vezes é esposa, às vezes é solteira – e todas as vezes, está sendo mulher. Pode ser uma soma, pode ser uma divisão. Pode ser até uma exclusão de papeis, porque a mulher que somos hoje é absolutamente diferente da que fomos um dia. No meio do caminho, pode ser que a gente tenha adotado outras posturas e deixado uma parte de nós mesmas para trás. E tudo bem também.

Então, exercer a maternidade também é uma transformação diária. A gente idealiza a maternidade perfeita, sem alvoroço, sem gritos, sem conflitos. Mas a realidade, dura e cruel, nos coloca de cara com as nossas sombras e fraquezas. A gente se descabela, chora, fica sem saber o que fazer. E ama tanto, tão intensamente, que a gente acerta mesmo quando erra – e erra mesmo quando acerta.

Por trás de tudo isso está a mulher que somos. É a nossa verdade, a essência, que vai ditar as regras do jogo, pelo menos por hoje.

Um comentário sobre “Uma mulher, muitos papeis

  1. Camila disse:

    ótima reflexão.
    Estou nesse mesmo processo, ser ou não ser mãe? Quem eu sou? quem eu serei? darei conta disso? Não estou grávida ainda, mas estou me repensando frente as mudanças que vão acontecer. (ou não).

Deixe um comentário

