15 meses de Thomas e Sofia

Tanto tempo longe do blog… e não foi por falta de assunto, nem de vontade, nem de disposição. Foi mesmo por falta de tempo – sem exagero.

Antes das crianças nascerem eu me perguntava “por que existem tão poucos blogs escritos por mães de gêmeos?”. Me sentia sozinha no mundo, sem ter com quem trocar figurinhas… mas agora já sei a resposta. O fato é que fica difícil conciliar todas as tarefas, e acabamos trocando a vontade de escrever pela vontade de cochilar, comer em paz…

Já se passaram um ano e quase quatro meses desde que os gêmeos nasceram. Impossível definir o quanto a minha vida mudou desde então. E foi tudo tão rápido…

Ainda hoje fiquei sentada no chão da minha “ex-sala-de-TV” e atual “salinha dos gêmeos” observando cada gesto e atitude dos dois. Sofia levantou do chão, pegou a “naninha” que estava em cima do sofá, abraçou e voltou a sentar, senhora de si, sabendo exatamente o que queria. Foi lá e fez, como se ela fosse… uma pessoa. Minha pequena pessoinha.

Claro que toda mãe há de ser tão coruja quanto eu e admirar cada espirro, cada firula, cada sinal de vida inteligente por detrás das chupetas. E é por isso que o meu esporte predileto agora é ficar namorando minhas duas gentinhas, cada dia mais espertos e inteligentes.

Do alto de seus 15 meses, Thomas e Sofia caminham com firmeza – já estão ensaiando uns pulinhos, até! Começaram a andar na semana de seu primeiro aniversário, os dois quase ao mesmo tempo. As bocas estão “cheias” de dentes, quatro em cima, quatro embaixo… e agora despontando os pré-molares, gengivas inchadas, crianças irritadas, aquele tormento que só quem é mãe entende do que eu estou falando.

Continuam quase carecas. Thomas tem uma penugem loirinha na cabeça, mas nem sinal dos cachinhos que eu via nos meus sonhos de grávida. Sofia tem menos cabelo ainda, uns fiozinhos de nada, aparentemente mais escuros e mais rebeldes.

Apesar do vocabulário econômico (papá, por exemplo, serve para comida, papai e sapato, vejam só), consigo entender perfeitamente o que eles me “dizem”. De sons coerentes, apenas mamãim, papaim, papá, tetê, auau, vovó e dá. Água por aqui é aaaaaa-da, mas também usada adequadamente. O resto são sons ininteligíveis, mas contagiantes. Sofia é a tagarela da casa, Thomas é mais quieto, mas tem um vozeirão. E grita BOOOOUUUU (um híbrido de bola e gol) a cada chute na bola, praticamente um mini-neymar.

São duas crianças incrivelmente musicais. Adoram qualquer tipo de ritmo, dançam, sambam, batucam e batem palma. Pelo visto, Thomas vai para a Timbalada, batuqueiro que só ele… e Sofia está indecisa se vai se juntar ao balé do Municipal ou à uma escola de samba qualquer, como rainha de bateria. Adoram aplausos, a cada pequena conquista – encaixar peças, escalar degraus ou tomar todo o leite – começam a aplaudir e gritar “ê ê ê ê ê ê”… e eu me derreto de orgulho. Também sabem as coreografias complexas de um ou dois gestos de algumas músicas… e eu me derreto de orgulho. Eles existem e, só por este simples fato, eu me derreto de orgulho.

Comem de tudo – almoçam a comida da casa, amam frutas, tudo bonitinho. Longe das avós, das tias e de outras “más influências” similares, não comem doces e porcariadas. Mas elas dão escondido que eu sei! Por via das dúvidas, já comecei a ensinar a escovar os dentes… Aliás, essas “más influências” nunca se cansam de paparicá-los, mimá-los, apertá-los e estraga-los… São crianças de muita sorte, estes gêmeos.

Olho para trás e não consigo acreditar no quanto minha vida mudou. Apesar do cansaço, do estresse, da correria e das noites de sono interrompido, sou uma pessoa melhor hoje, depois da chegada desses pequenos. E daí, quando você tem quase certeza de que está prestes a sucumbir, de repente surge dois pares de braços te envolvendo, quatro olhinhos cheios de devoção e carinho, uma pequena rebelião disputando o seu colo… e você respira fundo e segue. Não, sem antes, se derreter mais uma vez de orgulho.

9 comentários sobre “15 meses de Thomas e Sofia

  1. maira disse:

    Nossa vc arrancou lágrimas dos meus olhos,sabe q passo pela mesma alegria ne?vc escreve maravilhosamente bem deveria escrever um livro eu seria a primeira a comprar….bjs

  2. TEREZINHA MARIA LEITE disse:

    Maravilhoso. Você realmente sabe contar os sentimentos que só sabemos sentir. Embora eu saíba que estou entre as “más influências” entendo o que quer dizer: simplesmente os amamos e queremos acompanhar cada gesto ou fala que acontecer, porisso continue tão maravilhosamente escrevendo para nos sentirmos ainda mais próximos de vocês.

  3. Cristina Almeida disse:

    Valeska do céu.. mesmo estando longe quando leio seus posts me sinto tão perto dessas crianças! Apoio que você escreva um livro!!! rs bjs

  4. deborah camargo disse:

    Ai Fá,. como não se emocionar lendo seu post,. tenho certeza que todos que estão perto de vc sabem o quanto você mudou depois desses pequenos lindos,. e com certeza para muito melhor,. só te desejo sucesso amiga e sei que você vai conseguir,. sempre em tudo!! te admiro demais viu!! vc sabe disso!! tento sempre me espelhar um pouco em você!!! linda,. escreva mais posts pra nós,. bjãooooo

  5. Ana Paula disse:

    Faaaaaaaa, saudades de vc e dos gêmeos, as meninas sempre perguntam, sempre q vêem um bb mais carequinha logo dizem – Olha mãe parece a Sofia ou parece o
    Thomas!

    Saudades dos seus posts, sempre tão bem escritos.

    Tudo de melhor para vc e para seus anjos.

    Bj

  6. walkiria ocner disse:

    Fá que lindo, más não me surpreendi adoro tudo que vem de vc por isso seus bebes não poderiam ser diferentes lindos, espertos e inteligentes tal mãe, tal filhos, tomara que eles escrevam como vc bjsssss

Deixe um comentário

