“Não sei”, a resposta libertadora

“Caramba, como você vai fazer para amamentar os dois ao mesmo tempo? E pra dar banho? E pra levar no pediatra? E para estabelecer uma rotina? Vai amamentar até quando? Vai deixar com a babá ou na escolinha? Eles vão dividir o quarto até quantos anos?”

Minha resposta tem sido, invariavelmente, apenas uma: “NÃO SEI”.

O blog surgiu junto com uma das minhas primeiras sessões de terapia, quando só estavámos cogitando a ideia de engravidar. Eu tinha tantos receios, tantos questionamentos, que voltei para a terapia para resolver estes conflitos e enfrentar uma gravidez sem neuras.

Não gosto quando as coisas saem do meu controle, então desde antes de engravidar já queria definir o que eu queria para mim e para a minha futura família. Foram meses de conversa com o marido, de terapia, de auto-análise, de colocar no papel todos os futuros passos. Se eu pudesse, planejaria até o mês e o signo do nascimento da futura criança

Nesse meio tempo veio a descoberta da doença do meu pai e com ela o primeiro de muitos passoa fora dos planos. Ela não estava na minha lista. Passar por tantas situações avassaladoras também não. Decidimos manter a linha inicial e continuar tentando engravidar. Em vão.

Achava que ia ser muito mais fácil, mas tivemos que esperar mais de um ano para que a cegonha viesse. Ela veio e trouxe outra surpresa: eram gêmeos!

Definitivamente, DOIS BEBÊS não estavam nem nas linha miúdas, no rodapé, no anexo do meu “Projeto Bebê Valeck Leite”. Foi então que começou a cair a minha ficha.

Porque Deus, este fanfarrão, adora nos surpreender.

Eu, Fabricia Ansiosa Exagerada Valeck, tinha verdadeiro pânico de passar a gravidez inteira morta de agonia. Sempre soube que ia sofrer querendo antecipar as coisas.

Mas Deus, este fanfarrão…

Depois do susto de saber que seria mãe de gêmeos, fui tomada por uma calmaria completa. Uma certeza absoluta de que não adianta tanto planejamento, tanta certeza, tanta planilha, tantas pré-definições. Esta tranquilidade foi tomando conta de mim, da minha rotina e da minha vida gravidística.

E culminou com a delícia, a libertação, o êxtase de poder responder “Não sei” a cada pergunta que me fazem.

Vou tentar amamentar o quanto puder, mas não sei como será. Também não sei se vou conseguir dormir, fazer cocô em paz, se vou poder ir ao shopping, à manicure ou tomar um chopp com as amigas no sábado à tarde. Não sei se vou deixar as crianças na escolinha particular, na creche da prefeitura, com as avós, com a vizinha. Não sei se vão me querer de volta ao trabalho. Não sei se os bebês serão palmeirenses ou são-paulinos.

Simples e confortador: não sei e não quero saber. Quando chegar a hora, vou me preocupar em resolver da melhor forma.

Por enquanto, pela primeira vez em toda a minha vida, respiro aliviada por não ter a menos ideia do que me espera pela frente!

8 comentários sobre ““Não sei”, a resposta libertadora

  1. Micheli disse:

    Fá, mas você é Aquariana, onde fica a ansiedade! Que coragem amiga! Será que precisarei engravidar para clicar o botão: NÃO SEI!
    Beijos

  2. mamãe disse:

    Que bom saber que é isso que ta pensando,continue assim,a vida tem que ser vivida hoje ,amanha só Deus sabe o que nos aguarda,e ele sempre sabe o que é bom para nós.Encha se de coragem e va em frente,te amo

  3. FABRÍCIA VALERIO disse:

    ola me chamo FABRÍCIA VALÉRIO E ESTOU DE 5MESES DE GEMEOS
    MUITO ANCIOSA E PREOCUPADA POIS ESTOU C PRESSAO ALTA
    ESTAO PREVISTO P AGOSTO NASCER DUAS MENININHAS

    • FABRÍCIA VALERIO disse:

      penso tudo isso igual a vc sou de cancer e nao tenho a pretençao de trabalhar na empresa que estou dpois de 6 meses prefiro trabalhar p mim mesma sou muito familia e nao consegueria me sentir bem c meus gemeos numa creche. bjus p vc

      • fvaleck disse:

        Oi “xará”, pode ter certeza de que a vida traçará os melhores caminhos para vocês. Curta o barrigão e a gravidez, momentos únicos e maravilhosos! Ser mãe de gêmeos é um privilégio e um aprendizado constante, siga firme nas suas convicções e prepare-se… Porque eles nos enchem de prazer – e de trabalho!!!! Beijos

Deixe um comentário

