A mulher contemporânea

 Terapia… ah, essa fonte inesgotável de perguntas sem respostas!

Na hora de arrumar o sótão (aquele), a primeira fase é tirar tudo de dentro de suas caixas e pacotes, jogar no chão, olhar e separar o que presta do que não presta. À primeira vista, o caos parece bem maior do que já era, a bagunça se espalha, o pó e o mofo sufocam e a gente pensa: para quê eu guardei tanto lixo e não me desfiz disso tudo antes?

Mas a gente fica assim, apegado às regras, aos paradigmas, e é difícil se abrir para encarar um mundo em constante evolução e mudanças. Esta semana, a pergunta que mais me inquietou foi: antes de ser uma mãe contemporânea, qual é o papel da mulher contemporânea?

Há tempos venho pensando neste papel que a mulher desempenha hoje, na sociedade. Em todos os campos de atuação, a mulher vem ganhando destaque pela eficiência e a qualidade com que se dedica às suas tarefas. Hoje, muitos “chefes de família” são mulheres, que vão à luta para criar seus filhos, cuidar da casa, terminar a pós graduação, falar três idiomas… pero sin perder la ternura jamas.

Também acredito que está havendo uma retomada de valores antigos. Minha mãe é fruto da geração que foi às ruas para protestar, viu valer o seu direito de voto, começou a fazer uso de anticoncepcionais, saiu de casa e foi à luta – lavar cueca e fazer bolinho de chuva acabou virando símbolo de “mulherzinha”… risos…

Mas o que observo, na minha geração, é uma tendência de voltar ao ninho, à casa, à família. De cuidar das crias, de fazer molho de tomate caseiro, de pesquisar receitas na internet, de plantar jardins nas floreiras do apartamento. Nossa geração tem a magnífica possibilidade de poder escolher qual tipo de mulher se quer ser. Mas não sem conflitos – como é característico ao ser-humano.

Marido me define bem: uma mulher que sabe o que quer, com o problema de querer tudo ao mesmo tempo. De preferência, agora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s